Seleção de modelos por critérios de informação ponderados pelo desempenho dos pressupostos básicos
DOI:
https://doi.org/10.29327/2290393.1.2-1Palavras-chave:
Critério de informação, Pressupostos básicos, AkaikeResumo
Os critérios de informação (AIC de Akaike, BIC de Schwarz e Cp de Mallows, dentre outros), amplamente utilizados na seleção de modelos matemáticos, baseiam-se no Princípio da Parcimônia, privilegiando modelos que, com menor número de variáveis independentes produzam menores erros. Em que pese os bons resultados obtidos ao longo do tempo, essa diretriz não é garantidora do cumprimento dos pressupostos básicos do Modelo Clássico de Regressão Linear pelo modelo selecionado. A negligência ou mesmo o relaxamento no cumprimento dos pressupostos pode resultar em falsas predições, em que pese ter sido o modelo selecionado como o melhor dentre os demais. Para suprir essa deficiência, propomos um critério de seleção baseado na ponderação dos resultados dos critérios de informação pelo desempenho dos pressupostos básicos. Mediante a aplicação de diversos testes estatísticos, o artigo detalha a construção de indicadores de desempenho para cada pressuposto. Apresentamos o resultado da aplicação da metodologia em dois estudos de caso, atestando a viabilidade e a pertinência da adoção do critério. Esperamos, com isso, ter identificado fatores que comprovem a sua aplicabilidade em perícias complexas ou em disputas em arbitragens, cujo papel de um modelo matemático seja de relevância ao deslinde da questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Valorem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Licença e Direitos Autorais
1. Os autores que tiverem seus trabalhos publicados na Revista Valorem estarão sujeitos à política de licença CC BY-NC 4.0.
2. Em caso de publicação, direitos autorais são automaticamente cedidos à Revista Valorem, de acordo com suas diretrizes.