Aplicação do método AHP – Análise Hierárquica de Processos, dentro da lógica fuzzy, no ranking de variáveis qualitativas para modelos de regressão linear
DOI:
https://doi.org/10.29327/2290393.1.2-2Palavras-chave:
AHP, Fuzzy sets, Variáveis qualitativasResumo
A NBR 14.653 recomenda a utilização sempre que possível de variáveis independentes quantitativas nas avaliações de imóveis. Entretanto, na prática é comum o uso também de variáveis qualitativas com tratamento científico de dados nos modelos de regressão linear. O tratamento das variáveis quantitativas normalmente não apresenta grandes dificuldades para os avaliadores. Já as variáveis qualitativas muitas vezes representam desafios para o avaliador, especialmente nas amostras com pequena quantidade de dados. A NBR 14.653 estabelece quatro critérios para tratamento das variáveis qualitativas, na ordem de prioridade: variáveis dicotômicas, variáveis proxy, códigos ajustados e códigos alocados. As variáveis qualitativas estão relacionadas ao conceito de fuzzy, entendido como algo difuso, nebuloso etc. Os conjuntos fuzzy (Fuzzy Sets) não seguem a teoria clássica de conjuntos e sim a lógica difusa do Zadeh. Mas que operadores utilizar para trabalhar com os conjuntos fuzzy na avaliação de imóveis? Neste trabalho foi utilizado o Método AHP – Análise Hierárquica de Processos, proposto por Saaty, para o ranking de condomínios fechados de imóveis residenciais na cidade de Aracaju (SE). O ranking calculado pelo Método AHP foi empregado como variável independente no tratamento científico dos dados da amostra utilizada nos modelos de regressão linear e apresentou resultado muito satisfatório, validando o Método AHP para ranqueamento de variáveis qualitativas para o tratamento científico de dados nos modelos de regressão linear nas avaliações de imóveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Valorem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Licença e Direitos Autorais
1. Os autores que tiverem seus trabalhos publicados na Revista Valorem estarão sujeitos à política de licença CC BY-NC 4.0.
2. Em caso de publicação, direitos autorais são automaticamente cedidos à Revista Valorem, de acordo com suas diretrizes.