Uso do método involutivo para fins de quantificar a parcela intangível do valor especial gerado pela existência de valor sinérgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2290393.3.1-4

Palavras-chave:

Método involutivo, Incorporação imobiliária, Viabilidade econômica, Valor especial, Valor sinérgico

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo quantificar o aumento de valor gerado em negócios de oportunidade, também denominado de valor especial. O caso estudado consiste na determinação do valor especial em transação de terreno urbano, quando da existência da oportunidade de o comprador ser o dono do terreno vizinho. Este contexto caracteriza o valor especial, quantificado como parcela intangível do negócio de oportunidade. Pode ser utilizado tanto na ótica do incorporador como do vendedor/negociante face a definição de valor justo. Sendo assim, este trabalho visa estabelecer modelo de cálculo para avaliação de terrenos utilizando o Método Involutivo para subsidiar a tomada de decisão no mercado imobiliário em casos especiais. A eficiência do modelo foi testada através da utilização de conceitos da engenharia econômica, como Taxa Mínima de Atratividade, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Índice de Lucratividade Como resultado, têm-se o valor máximo a pagar, garantindo a lucratividade esperada. A diferença dos valores obtidos nas análises das alternativas demonstra a existência do Valor Sinérgico e consequentemente do Valor Especial. Para determinação da receita a ser auferida pelo empreendimento foi utilizado o Método Comparativo de Dados de Mercado com utilização do tratamento científico através do uso de Regressão Linear Múltipla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregório Beck da Silva Giannakos, BSG Engenharia Patrimonial, Porto Alegre, Brasil

.

Isabela Beck da Silva Giannakos, BSG Engenharia Patrimonial, Porto Alegre, Brasil

.

Downloads

Publicado

17-05-2024

Como Citar

GIANNAKOS, G. B. da S.; GIANNAKOS, I. B. da S. Uso do método involutivo para fins de quantificar a parcela intangível do valor especial gerado pela existência de valor sinérgico. Revista Valorem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 42–55, 2024. DOI: 10.29327/2290393.3.1-4. Disponível em: https://revistavalorem.com/index.php/home/article/view/27. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais