SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil: uma ferramenta útil no desenvolvimento de trabalhos de avaliações de imóveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2290393.2.1-3

Palavras-chave:

Avaliações de imóveis, Método para identificar custo, SINAPI Caixa

Resumo

A Norma Brasileira ABNT NBR 14653-1, avaliação de bens, parte 1 – Procedimentos Gerais, enumera as metodologias aplicáveis aos trabalhos avaliatórios. Dentre estas encontra-se o método da quantificação do custo, que consiste na elaboração de orçamento sintético ou analítico, instrumento que conta a contribuição de profissionais especializados relacionados à matéria intitulada Engenharia de Custos. A Engenharia de Custos dedica-se ao desenvolvimento de normas, padrões e critérios aplicados ao planejamento, execução e acompanhamento de obras. As definições de custos podem ser encontradas nesta parte da Norma e o orçamento é utilizado em uma delas. Ao profissional que elabora Laudo de Avaliação compete atentar para as prescrições da Norma Técnica. O SINAPI é um sistema mantido pela Caixa Econômica Federal em parceria com o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e tem a finalidade de divulgar informações dos custos de mercado dos insumos e composições da construção civil. Este tipo de informação é essencial para o desenvolvimento do orçamento que poderá ser utilizado na avaliação. No presente trabalho é realizada a transcrição de algumas definições da Engenharia de Custos, a finalidade do orçamento do custo de reprodução do bem objeto do trabalho avaliatório e a apresentação dos métodos, critérios e relatórios divulgados pelo SINAPI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bhering de Mattos, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, Poços de Caldas, Brasil

.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Como Citar

MATTOS, R. B. de. SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil: uma ferramenta útil no desenvolvimento de trabalhos de avaliações de imóveis. Revista Valorem, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 37–45, 2023. DOI: 10.29327/2290393.2.1-3. Disponível em: http://revistavalorem.com/index.php/home/article/view/17. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais