Impacto econômico de inundações no valor dos imóveis na bacia do Rio Tubarão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29327/2290393.3.1-1Palavras-chave:
Avaliação de imóveis, Risco de inundação, Valor de imóveis, Regressão linear, Krigagem ordináriaResumo
Os eventos de inundação são responsáveis por um número elevado de perdas humanas e materiais todos os anos, causando prejuízos de ordem econômica em diversos setores da economia, entre eles o mercado imobiliário. Este estudo objetivou investigar os impactos que a existência do risco de inundação tem sobre o valor de mercado de imóveis localizados na planície de inundação da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. A proposta metodológica consistiu em modelar o mercado imobiliário local, com uso de regressão linear múltipla, em que a variável tempo de retorno (TR) foi avaliada e considerada para a geração do modelo. Os resultados revelaram que o risco de inundação afeta significativamente o valor dos imóveis situados na planície em estudo. Observou-se que os imóveis localizados em zonas com menor risco de inundação (TR = 100 anos) tendem a ser 17% mais valorizados que aqueles imóveis localizados em zonas com maior risco de inundação (TR = 25 anos). Como produto final para este estudo gerou-se superfícies de valores para os imóveis da área em estudo, utilizando-se o interpolador de krigagem ordinária, para diferentes cenários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Valorem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Licença e Direitos Autorais
1. Os autores que tiverem seus trabalhos publicados na Revista Valorem estarão sujeitos à política de licença CC BY-NC 4.0.
2. Em caso de publicação, direitos autorais são automaticamente cedidos à Revista Valorem, de acordo com suas diretrizes.