Estimativa de desempenho de métodos de aprendizado de máquina baseados em árvores de decisão na valoração do solo no município de Fortaleza, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29327/2290393.1.1-1Palavras-chave:
Avaliação em massa, Modelos hedônicos, Aprendizado de máquina, Árvores de decisão, Random forest, Gradient boostingResumo
Este trabalho apresenta três abordagens de aprendizado de máquina (machine learning - ML) com modelos ensemble de árvore de decisão (DT) aplicados à avaliação em massa de imóveis urbanos, mais precisamente, no auxílio à modelagem de uma planta genérica de valores de terrenos para o Município de Fortaleza. Como benchmark para a verificação de acurácia e análise de desempenho, comparou-se métricas já consagradas na literatura internacional com a mesmas obtidas pela modelagem de preços hedônicos (regressão linear múltipla com ajuste de superfície de tendência). Em quase todas as métricas escolhidas, com exceção do “nível de avaliação”, os modelos alternativos apresentados superaram o modelo clássico de regressão. Ressaltou-se a simplicidade de utilização de tais modelos, na sua “liberdade” quanto à presença de multicolinearidade entre as variáveis preditoras e com destaque para o ranking dos atributos mais importantes na formação do valor de mercado. Ao final, conclui-se premente a necessidade de se elaborar uma norma específica para avaliação em massa de imóveis que contemplem as novas abordagens de aprendizado de máquina com critérios claros de verificação de acurácia e performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Valorem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Licença e Direitos Autorais
1. Os autores que tiverem seus trabalhos publicados na Revista Valorem estarão sujeitos à política de licença CC BY-NC 4.0.
2. Em caso de publicação, direitos autorais são automaticamente cedidos à Revista Valorem, de acordo com suas diretrizes.