Avaliação por Pares
Sua Política Editorial tem como método o processo de duplo parecer cego (double blind peer-review), em que um Comitê de Avaliadores, composto por mestres e doutores, é responsável por avaliar o material submetido para publicação no periódico sem ter conhecimento dos autores dos respectivos textos.
A Revista Valorem possui em seu corpo-técnico científico profissionais de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, além de outros pesquisadores que não possuem vínculo com instituições, porém possuem reconhecido conhecimento no campo da Engenharia de Avaliações e em seus temas correlatos.
O processo de avaliação é realizado em duas etapas, sendo que a primeira diz respeito ao parecer de pertinência e a segunda diz respeito ao processo de avaliação duplo-cega pelos pares científicos:
ETAPA 01: PARACER DE PERTINÊNCIA
Responsável: Editor-Chefe do Periódico. Todos os artigos após a submissão passam pela primeira avaliação na qual verifica-se o enquadramento do trabalho ao escopo do periódico, se ele apresenta os requisitos básicos de forma informados nas diretrizes para os autores e, por fim, pela verificação de plágio. Essa triagem e o encaminhamento para os avaliadores ad hoc é realizada pelo editor responsável pelo processo editorial de cada submissão.
Resultados possíveis das avaliações nesta etapa: A) recusado; B) nova submissão; C) classificado para segunda etapa.
Tempo Médio: 15 dias.
ETAPA 02: AVALIAÇÃO A DUPLO-CEGO
Responsáveis: Corpo Técnico-Científico. Na segunda etapa, a avaliação dos artigos é realizada no formato duplo-cego, onde nem os revisores e nem os autores serão reconhecidos entre si. Os pareceres dos artigos submetidos em inglês/espanhol serão formulados no idioma do texto ou em português. O manuscrito é revisado por dois especialistas no tema em questão. Se o manuscrito for aprovado por um revisor e rejeitado pelo outro, caberá ao editor responsável pela submissão decidir pela aprovação ou rejeição.
Resultados possíveis das avaliações nesta etapa: A) recusado; B) aceito com modificações; C) aceito sem modificações.
Tempo Médio: 60 dias.
A Comissão Editorial se reserva o direito de sugerir novas modificações de forma ou de caráter pontual quanto ao conteúdo ou à gramática, de modo a adequar o artigo ao perfil editorial ou gráfico da revista.