Modelos mistos na engenharia de avaliações: possibilidades e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.29327/2290393.1.1-5Palavras-chave:
Avaliação de imóveis, Modelos mistos, Engenharia de avaliaçõesResumo
Este trabalho visa a introdução aos modelos mistos ou hierárquicos, com foco para a aplicação na Engenharia de Avaliações. A modelagem de efeitos mistos pode ser bastante útil na Engenharia de Avaliações quando há presença de heterogeneidade amostral, especialmente no contexto da ocorrência de ausência de dados em número suficiente para uma determinada característica, situação em que a estimação por modelos mistos é mais eficiente. Além disto, com a modelagem hierárquica se abre um campo muito interessante para a análise do impacto da presença de amenidades sobre os valores dos imóveis, possivelmente até embasando a realização de investimentos em infraestrutura e/ou intervenções urbanas com fins de valorização dos imóveis, visando a recuperação das mais-valias. Finalmente, os modelos mistos possuem grande aplicação para a análise de dados em séries temporais ou em painel, o que indica um grande potencial de aplicação destes modelos para a confecção de índices de preços de imóveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Valorem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Licença e Direitos Autorais
1. Os autores que tiverem seus trabalhos publicados na Revista Valorem estarão sujeitos à política de licença CC BY-NC 4.0.
2. Em caso de publicação, direitos autorais são automaticamente cedidos à Revista Valorem, de acordo com suas diretrizes.